Brasília, 09.06.2017

Roche anuncia resultados positivos de medicamento para cancer de pulm?o

Estudo de fase III mostra que tratamento com alectinibe reduziu o risco de progress?o da doen?a no sistema nervoso central?

?

A Roche, líder em inova??o em oncologia, acaba de apresentar, no encontro anual da ASCO (American Society Of Clinical Oncology), os resultados do estudo ALEX de fase III sobre o uso do Alecensa? (alectinibe) como tratamento inicial em pacientes com cancer de pulm?o de n?o pequenas células avan?ado (CPNPC) – e positivo para a altera??o do gene ALK. Os dados demonstram redu??o significativa do risco de progress?o da doen?a ou morte em 53%, quando comparado ao tratamento de referência, hoje com crizotinibe. Este tipo de cancer geralmente acomete pessoas mais jovens, com baixo ou nenhum histórico de tabagismo.

?

“Alecensa reduziu em mais da metade o risco de progress?o da doen?a, além de diminuir o risco de dissemina??o do cancer no cérebro. Tivemos um desfecho significativamente melhor comparado ao tratamento convencional para a doen?a, estendendo o tempo médio que os pacientes viveram sem o agravamento do cancer de menos de um ano para mais de dois anos. Apresentaremos estes dados às autoridades regulatórias em todo o mundo, para termos este medicamento registrado e disponível aos pacientes com esta doen?a”, afirma Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

?

A pesquisa também aponta que alectinibe reduziu o risco de progress?o da doen?a no sistema nervoso central em 84%1. O perfil de seguran?a de alectinibe foi consistente com o já observado em estudos anteriores1.

Sobre Alecensa

Alecensa? é um medicamento oral criado pela Chugai, centro de desenvolvimento do Grupo Roche no Jap?o, para o tratamento de pacientes com Cancer de Pulm?o de N?o Pequenas Células (CPNPC) cujos tumores s?o identificados como positivos para altera??o do gene ?ALK. Este tipo de cancer geralmente é constatado em pessoas mais jovens que apresentam um histórico de pouco ou nenhum tabagismo2. Alecensa está atualmente aprovado nos Estados Unidos, Europa, Kwait, Israel, Hong Kong, Canadá, Coreia do Sul, Suí?a, índia, Austrália, Singapura e Taiwan para o tratamento de CPNPC avan?ado (metastático) positivo para ALK, cuja doen?a se agravou após outro tratamento ou para aqueles que n?o puderam tolerar o tratamento com crizotinibe; e no Jap?o já está disponível para pessoas com CPNPC positivo para ALK.

?

O estudo global de fase III ALEX, de Alecensa?, inclui um teste de acompanhamento desenvolvido pela Ventana. Alecensa é comercializado no Jap?o pela Chugai Pharmaceutical, membro do Grupo Roche.

?

Sobre a Roche em cancer de pulm?o

O cancer de pulm?o é uma importante área de foco e investimento da Roche e estamos comprometidos em desenvolver novas abordagens, medicamentos e testes que possam auxiliar as pessoas com esta doen?a fatal. Nosso objetivo é fornecer uma op??o de tratamento eficaz para todas as pessoas diagnosticadas com cancer de pulm?o. Atualmente, temos quatro medicamentos aprovados para tratar determinados tipos de tumores e mais de dez novas moléculas em? desenvolvimento em? nossa linha de pesquisa para atingir os impulsionadores genéticos – ou muta??es - mais comuns no cancer de pulm?o ou que estimulam o sistema imunológico a combater a doen?a.

?

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avan?os da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as for?as das divis?es Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

?

é considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doen?as do sistema nervoso central. é também líder mundial em diagnóstico?in vitro?e tecidual do cancer, além de ocupar posi??o de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doen?as, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inova??es médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e nove medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organiza??o Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o cancer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

?

Com sede em Basileia, na Suí?a, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2016, empregou mais de 94.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 9,9 bilh?es de francos suí?os em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcan?aram 50,6 bilh?es de francos suí?os. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Jap?o. Para mais informa??es, visite?www.paalleycats.com.

Referências:

1. Shaw AT, et al. Alectinib versus crizotinib in treatment-na?ve advanced ALK-positive non-small cell lung cancer (NSCLC): Primary results of the global phase III ALEX study. Presented at: ASCO Annual Meeting; 2017 Jun 2-6; Chicago, IL, USA. Abstract #LBA9008.
  2. Gridelli C, et al. ALK inhibitors in the treatment of advanced NSCLC. Cancer Treatment Reviews. 2014;40:300-306.
  3. FDA. FDA approves new oral therapy to treat ALK-positive lung cancer. [Internet; cited 2017 May 22]. Available from: https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm476926.htm.

Contatos para a imprensa

In Press Porter Novelli